Como descobrir qual acorde estão fazendo no vídeo?

Uma coisa que acontece frequentemente na internet é o caso daqueles que só querem sair tocando pegarem vídeos do Youtube e tentar copiar os desenhos. O problema disso é que como eu já disse várias e várias vezes quando coloco alguns desenhos de cavaquinho ou violão é que os acordes tem vários formatos, ou seja, a pessoa copia o desenho mas não faz ideia do que seja.

E agora? Que acorde ou nota ele está fazendo no vídeo?
Descobrir qual acorde está tocando é algo fácil e ao mesmo tempo difícil. Se torna uma tarefa fácil para quem pega o cavaco ou violão para estudar suas notas ao longo do braço e as notas que formam cada acorde. Tem uma postagem onde coloquei um desenho do braço do cavaco e braço do violão com as notas neles para ficar fácil a visualização das notas em cada corda e nos shapes só marco bolinhas vermelhas para montar o acorde, ou seja, quem presta atenção nos detalhes é só olhar quais notas marquei e ir treinando a composição do acorde.
O maior problema do cavaquinho é que um único acorde pode se tornar vários, já que na maioria dos desenhos não é preciso que comece pelo baixo(nota mais grave do acorde). No cavaquinho o desenho mais fácil para exemplificar isso é o acorde de C, o mais simples (não o de pestana, esse não conta rsrs), ele pode ser o C, C/G, C/E, Am7 e por aí vai. Já no violão é praticamente obrigatório começar pelo baixo, já que ele dá nome ao acorde.

Espero que a partir dessa postagem a galera deixe de apenas decorar o desenho, e sim saber como é formado o acorde que está fazendo e quais notas são tocadas para quando precisar descobrir o que a pessoa do vídeo está fazendo e não ficar com aquela grande dúvida na cabeça. 
Tem quem goste de vídeo-aula com tablatura e nome de acordes, eu particularmente não sou muito fã pois a pessoa que aprende com isso fica presa a uma coisa que está no vídeo e não improvisa ou tenta mudar alguma coisa pra ver se dá certo. Não é porque a pessoa do vídeo faz um F no começo do cavaco ou violão que eu serei obrigado a fazer ele sempre, você pode utilizar outro formato (isso se souber montar). Quem não sabe montar outro desenho, eu já expliquei em outras postagens como montar acorde maior, menor, com 7, intervalos e etc.

Tem muita coisa no blog para ajudar quem não pode pagar aulas, quem já correu atrás de aulas de música sabe que o professor demora muito tempo para passar boa parte do que está nesse blog e cobra muito caro (e eu acho certo cobrar alto desde que ensine, vejo muitos no youtube cobrando por aula on-line e que não ensinam nada), já que o assunto requer muito estudo e treino. Agora é só pegar o material e colocar em prática, sempre tento não colocar de forma difícil o conteúdo do blog.

Bom estudo!