Os acordes
sustenidos e os acordes bemóis são acordes enarmônicos. Como muita gente ainda sente dificuldade em encontrá-los no cavaco, banjo e
afins fiz essa postagem para mostrar que não é tão difícil assim. Utilizando só
a parte de decorar a escala cromática já fica possível encontrar esses
acordes.
Se você quer
um acorde #(sustenido), basta saber qual é o desenho principal do acorde que
você quer e avançar uma casa.
Ex: Se o
objetivo é montar um C# (dó sustenido), você tem que saber o desenho de C(dó) e
avançar uma casa que ele vira um C#.
Se você quer
um acorde b(bemol), basta saber qual é o desenho de principal do acorde que
você quer e voltar uma casa.
Ex: Se o
objetivo é montar um Bbm (si bemol menor), você tem que saber o desenho de Bm(si
menor) e voltar uma casa que ele vira um Bbm.
Essa “explicação”
é bem simples e direta. Acredito que tenha dado uma “clareada” nessa questão de
quem gosta apenas de decorar os desenhos mas encontra dificuldade em lembrá-los
na hora de aprender alguma música olhando as cifras na internet.
Observações:
Nem todos os acordes jogados uma casa abaixo tem bemóis. C(dó) e F(fá), o C vira B e o F vira E. O mesmo vale para os acordes menores. Cm vira Bm e o Fm vira Em.
Nem todos os acordes jogados uma casa acima são sustenidos: B(si) e E(mi), o B vira C e o E vira F. O mesmo vale para os acordes menores. Bm vira Cm e o Em vira Fm.
Observações:
Nem todos os acordes jogados uma casa abaixo tem bemóis. C(dó) e F(fá), o C vira B e o F vira E. O mesmo vale para os acordes menores. Cm vira Bm e o Fm vira Em.
Nem todos os acordes jogados uma casa acima são sustenidos: B(si) e E(mi), o B vira C e o E vira F. O mesmo vale para os acordes menores. Bm vira Cm e o Em vira Fm.
LEMBRANDO QUE ACORDE SUSTENIDO NÃO É
ACORDE SUS!!!