Como montar o Campo Harmônico maior – Avançado

Como montar o Campo Harmônico – Avançado
Antes de se aventurar em montar o campo harmônico de cada tom utilizando essa postagem, deve-se levar em conta alguns requisitos mínimos:

 

O domínio dos modos gregos, tríades maiores e menores e tétrades será necessário, porque ele (Campo Harmônico) será montado em cima disso. Isso não tem como fugir. E aqui vou me basear no fato que você já domine parte desses assuntos porque senão ficará muito extenso. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, caso queira apenas utilizar o momento decoreba dos Campo Harmônicos, tem algumas postagens antigas.

  

Campo harmônico maior – Simplificado

Campo harmônico menor - Simplificado

Campo Harmônico maior – Avançado

Campo Harmônico menor – Avançado

 

Vamos ao trabalho... como sempre FAREMOS TODO O CAMPO HARMONICO DO C (dó maior).

ESCALA MAIOR DE C

C – D – E – F – G – A – B

 

MODOS GREGOS DE C

Jônio

C – D – E – F – G – A – B

 

Dórico

D – E – F – G – A – B – C

 

Frígio

E – F – G – A – B – C – D

 

Lídio

F – G – A – B – C – D – E

 

Mixolidio

G – A – B – C – D – E – F

 

Eólio

A – B – C – D – E – F – G

 

Lócrio

B – C – D – E – F – G – A

 

Como já expliquei nas postagens anteriores, todo acorde maior natural é formado por apenas 3 notas de sua escala que é a primeira, a terceira e a quinta, e como estamos no tom de C, essas 3 serão C, E e G!!! Resumindo, TRÍADE! Para o exercício dessa postagem utilizaremos mais 1 nota, ou seja, será uma tétrade! Assim daremos início ao C.H. mais avançado pra dar aquele tchan nos seus acordes nos shows.

 

Jônio (primeiro grau) ou seja, será o primeiro acorde que montaremos.

C – D – E – F – G – A – B

 

A base será a mesma: primeira, terceira e quinta. Acrescentaremos apenas a sétima nota da escala ao acorde.

C – D – E – F – G – A – B

 

Se você realmente entende o que eu disse que seria requisito mínimo pro exercício e montar esse acorde no seu instrumento, verá que é o acorde de C7+ ou C7M ou Cmaj7... DÓ COM SÉTIMA MAIOR, DÓ COM SÉTIMA AUMENTADA OU DÓ MAJ SETE!!! Não importa o jeito que você vai escrever, é esse o acorde. Já ouvi e vi escrito de tantas formas que pra mim dá na mesma, o importante é entender kkk

 

Enfim, já encontramos o primeiro acorde do C.H. de C. Bora encontrar o segundo.

 

Dórico (segundo grau) ou seja, será o segundo acorde que montaremos.

D – E – F – G – A – B – C

 

Mesmo esquema do anterior. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.

D – E – F – G – A – B – C

 

Se juntarmos as 4 notas, formamos o acorde de Dm7 – RÉ MENOR COM SÉTIMA ou RÉ MENOR SETE

 

Bora pro terceiro agora.

Frígio (terceiro grau) ou seja, será o terceiro acorde que montaremos.

E – F – G – A – B – C – D

 

E mais uma vez, o mesmo esquema. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.

E – F – G – A – B – C – D

 

Organizadas as 4 notas, formamos o acorde de Em7 - MI MENOR COM SÉTIMA ou MI MENOR SETE

 

Próximo

Lídio (quarto grau), quarto acorde!!!

F – G – A – B – C – D – E

 

Adivinha? A mesmo esquema. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.

F – G – A – B – C – D – E

 

Juntou tudo, acabamos de encontrar o F7+, F7M ou Fmaj7 - FÁ COM SÉTIMA MAIOR, FÁ COM SÉTIMA AUMENTADA OU FÁ MAJ SETE!!!

 

Adiante...

 

Mixolidio (quinto grau)... quinto acorde!!!

G – A – B – C – D – E – F

 

E dá-lhe primeira, terceira, quinta e sétima nota novamente.

G – A – B – C – D – E – F

 

Aí está mais um acorde!!! O acorde de G7 – SOL COM SÉTIMA OU SOL SETE

 

Penúltimo agora!!!

Eólio (sexto grau), sexto acorde

A – B – C – D – E – F – G

 

Aposto que você já sabe qual será a fórmula do próximo acorde... isso mesmo, primeira, terceira, quinta e sétima nota.

A – B – C – D – E – F – G

 

E assim nasce um Am7 – LÁ MENOR COM SÉTIMA OU LÁ MENOR SETE

 

E finalmente chegamos ao último acorde do nosso campo harmônico. UFA!!!

Lócrio (sétimo grau)

B – C – D – E – F – G – A

 

Já sei que não preciso falar mais qual a fórmula, até porque você já deve ter sacado, já que fizemos isso o tempo todo. Falarei só pra desencargo de consciência e depois você não poder reclamar que não foi avisado rsrs... primeira, terceira, quinta e sétima nota.

B – C – D – E – F – G – A

 

E assim formamos o acorde de Bm7/5b, Bm7/5- ou BØ... SÍ MENOR COM SÉTIMA E QUINTA DIMINUTA, SÍ MENOR COM SÉTIMA E QUINTA MENOR, SÍ MENOR COM SÉTIMA E QUINTA BEMOL, MEIO DIMINUTO!!! É outro acorde que também já vi escrito de trocentas formas... e agora vamos organizar os acordes que montamos.

 

JÔNIO

C7+

 

DÓRICO

Dm7

 

FRÍGIO

Em7

 

LÍDIO

F7+

 

MIXOLÍDIO

G7

 

EÓLIO

Am7

 

LÓCRIO

Bm7/5-

 

Então nosso Campo Harmônico de C ficou assim:

Como montar o Campo Harmônico - Avançado

Espero que tenha curtido a explicação do campo harmônico maior e mais uma vez lembrando que fizemos apenas o tom de Dó maior, os outros tons maiores, se você entendeu como faz, é só montá-los sozinho. Caso queira trocar idéia a respeito ou fazer aula, meu contato de instagram é:

@fernando_antero