Como simplificar músicas

Eu sei que muitas cifras na internet parecem ser a coisa mais difícil do mundo, muitos só de olhar a música cifrada já fecham a cara quando não conhecem o desenho da cifra escrita. Exemplo clássico no cavaquinho é o desenho de Bm7 (para quem não sabe, ele pode ser feito no desenho de D, mas muitos simplificam pra Bm, ou seja, tiram o 7).
Enfim, vou tentar solucionar o problema daqueles que ainda não sabem simplificar as cifras.

Como simplificar músicas
Vou usar como exemplo a música do Zeca (Em um Outdoor).
Esse é o jeito que está no blog.

Como simplificar músicas

Peguei 2 pedaços para ficar mais fácil explicar algumas coisas. Dá para simplificar muita coisa aí ou complicar também, mas como o assunto é simplificar, então o primeiro passo é ir olhando e ver quais acordes você sabe ou não fazer.
Ex1: Tem C9, mas só lembra ou sabe fazer um C, então tira o 9 e faz só o C mesmo.
Ex2: Tem F7+, mas só lembra ou sabe fazer um F, então tira o 7+ e faz o F mesmo.

Quando um acorde tem barra (/) e você não consegue fazer o desenho ou não, pode tirar o número que vem depois dela que as vezes resolve. Nessa música tem um Bm7/5-, E7/9, Am7/9, D7/9, G7/4...

Obs1: G7/4 vira um G7, mas na música já tem um G7. Caso isso aconteça, você pode segurar o G7 duas vezes.
Obs2: Acordes menores (m), diminutos (º), meio diminutos (7/5- ou Ø), sustenido (#), bemol (b), não devem ser simplificados.
Obs3: No caso do acorde meio diminuto citado acima, tem quem simplifique utilizando os relativos, não recomendo.

Em base, tudo o que tem na cifra em termos de números pode ser retirado para quem está começando. Conforme o tempo vai passando e o ouvido vai melhorando, a propria pessoa percebe que está faltando alguma coisa e acaba acrescentando tudo de novo.
Como ficaria a música toda simplificada:

Como simplificar músicas

Você pode simplificar tudo ou só os pedaços que você não souber. Para os ouvidos “exigentes” não vai ficar a coisa mais linda do mundo de se ouvir, mas quem não conseguia tocar antes, agora consegue.
Espero ter ajudado.

Bom estudo!