Qual é o tom da música?

Um grande dilema de quem está começando a tocar em barzinho é a pergunta: QUAL É O TOM DA MÚSICA? Essa pergunta "assustadora" é feita principalmente por aquele que chega no pagode e quer dar aquela palhinha junto ao seu grupo tocando violão, cavaco, banjo e afins. Aí o cara do grupo que está começando e não sabe o tom, olha pro céu e fica esperando uma resposta divina já que muitas vezes nem ele se lembra que cada música tem um tom diferente.

Qual é o tom da música
Um jeito muito simples de se descobrir qual é o tom da música (caso esteja usando cifras) é olhar o acorde que começa e termina o trecho da música, ex:

C                                             G
O que mais quero é te dar um beijo
            G#º             Am
e o seu corpo acariciar,
                                            F
você bem sabe que eu te desejo,
           G7                   C
está escrito no meu olhar.

Esse é o trecho da música Coração Radiante – Grupo Revelação, o acorde que começa e termina a frase é o C(dó), aí fica fácil saber o tom, mas fora isso você tem que olhar o resto dos acordes, e no caso o resto está no campo harmônico de C(dó) também.
Não adianta querer adivinhar o tom das músicas, a dica é sempre prestar atenção na sequência de acordes da música e olhar o campo harmônico se possível.
Uma característica das músicas é que nela sempre há os acordes que chamam outros e os que estão no fim das frases são os que mais ajudam a decifrar qual é o tom da música.

Tom C
Se terminou em G7 provavelmente o próximo é um C

Tom D
Se terminou em A7 provavelmente o próximo é um D

Tom E
Se terminou em B7 provavelmente o próximo é um E

Tom F
Se terminou em C7 provavelmente o próximo é um F

Tom G
Se terminou em D7 provavelmente o próximo é um G

Tom A
Se terminou em E7 provavelmente o próximo é um A

Tom B
Se terminou em F#7 provavelmente o próximo é um B

Tom Cm
Se terminou em G7/5+ provavelmente o próximo é um Cm

Tom Dm
Se terminou em A7/5+ provavelmente o próximo é um Dm

Tom Em
Se terminou em B7/5+ provavelmente o próximo é um Em

Tom Fm
Se terminou em C7/5+ provavelmente o próximo é um Fm

Tom Gm
Se terminou em D7/5+ provavelmente o próximo é um Gm

Tom Am
Se terminou em E7/5+ provavelmente o próximo é um Am

Tom Bm
Se terminou em F#7/5+ provavelmente o próximo é um Bm

Muita coisa envolve essa parte de saber o tom das músicas, mas acho que isso que coloquei na postagem deixa um pouco mais claro o assunto para quem está começando. Depois de um certo tempo tocando várias e várias músicas, certas sequências ficam gravadas na cabeça e fica mais fácil reconhecer o tom da música que você está tocando. Mas na maioria das vezes o tom é o primeiro acorde que você bate pra começar a cantar, EU DISSE CANTAR e não introdução hein. 

Observação: Se o primeiro acorde que você tocar para cantar for C/E, C7+, C9, C/G e afins, o tom da música será C, não importa o que vier depois, esses 7+, 9 que vem depois não aparecem na parte de tonalidade, só aparece o (m) caso seja Cm.

Bom estudo.