Nandinho Cavaco

Seja bem vindo(a) ao Blog Nandinho Cavaco! Um blog voltado a iniciantes no instrumento musical cavaquinho. Encontre várias dicas, vídeos, solos e partituras. Aprenda montagem de acordes e as semelhanças entre os acordes de cavaco e violão.

AOS QUE QUEIRAM FAZER AULAS DE CAVAQUINHO OU TEORIA, SÓ ENTRAR EM CONTATO NO E-MAIL:

nandinhodosamba@hotmail.com

Colocar no assunto do e-mail: AULA

As aulas são individuais e com preço acessível.

Numeração para solos

editar
Postei um solinho no cavaco na época do natal para quem quisesse tirá-lo, mas só agora me dei conta que não falei para os iniciantes como funcionava!!! Aí ficou aquele monte de números e quem não entendia não conseguiu tirar. É tipo um gráfico onde o primeiro número mostra a corda e o segundo mostra qual casa você deve apertar.
O número 32, nada mais é que o dedo na corda 3 do cavaquinho ou violão na casa 2:

Desenho de cifras de cavaquinho

Desenho de cifras de cavaquinho

O 45 nada mais é que o dedo na corda 4 do cavaquinho ou violão na casa 5:

Desenho de cifras de cavaquinho

Desenho de cifras de cavaquinho

Obs: nos números 10, 20, 30, 40, 50 e 60 você bate as cordas soltas.

Desenho de cifras de cavaquinho

Desenho de cifras de cavaquinho

Viu só? Sem mistérios!!!

Obs: Não confunda pegar uma música que tem o solo de cavaco e a numeração estar 12 e você apertar o 12 no violão também, as notas são diferentes. Só olhar nas linhas dos exemplos que coloquei onde estão as notas certas.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Marvin Matos disse...

Sua expplicação ainda está confusa.

Como você é cavaquinista, deixou de ter um pouco mais de atenção pra quem toca violão.

A diferença de afinação da primeira corda do cavaquinho bagunça um pouco o código e é preciso atenção na hora de adaptar pra violão.

com um pouquinho mais de trabalho você poderia postar as linhas em cores (vermelho pra cavaco e azul pra violão) confundiria menos..

Claro que é só uma dica, o site está ótimo e você com certeza ajuda muita gente que está começando, parabéns!

Fernando Antero disse...

Olá Marvin Matos, curti a sua observação e é uma visão que eu não tinha mesmo sobre a cor das linhas, mas a questão da afinação da primeira corda vai da pessoa que vai executar o solo, pois, até já coloquei as notas nas linhas que seriam as cordas de cada um dos instrumentos pra não ter confusão rsrsrs.

Valeu pelo comentário.

AVISO

As informações contidas nesse blog são de diversas fontes (minha autoria, aulas, internet, livros de teoria). Encare como um material de apoio ao iniciante. O blog é para ajudar. No caso das partituras, 90% são tiradas de uma fan page chamada Pagode Áudios / Partituras Etc.