Levar ou não levar pasta com cifras e partituras

Olha eu aqui mais uma vez... rsrs
Uma dúvida muito frequente de quem está começando ou até mesmo de alguns mais experientes: devo ou não devo levar pasta com cifras e partituras? Essa é uma decisão bem pessoal, então tem que analisar algumas coisas. 
cavaco,cavaquinho,nota,notas,acorde,acordes,solos,partitura,teoria,cifra,cifras,montagem,banjo,dicas,dica,pagode,nandinho,antero,cavacobandolim,bandolim,campoharmonico


1 - Quando levar pasta.
Se você tiver dificuldades ou não tiver tempo de ficar decorando músicas a todo momento, então sugiro que leve a pasta (agora também tem a opção de levar um tablet e assim não precisa ficar imprimindo milhares de músicas). É um recurso que deve ser utilizado a seu favor e muitos não utilizam por achar feio demais e tentam decorar tudo. Além de perder muito tempo decorando, ainda corre o risco de esquecer no meio do show e errar tudo.

2 - Quem utiliza.
Músicos profissionais e orquestras apesar de sempre estarem ensaiando em conjunto, sempre tem uma pasta com as partituras em sua frente contendo todo o repertório na apresentação.

3 - Lançamentos a todo momento.
Outro motivo para levar pasta (ou tablet) seriam as milhares de músicas sendo lançadas ao mesmo tempo. Não há nem condições de pensar na quantidade de músicas que são lançadas por minuto e que nós os meros mortais temos que ficar tirando pra show, churrasco, roda de samba e etc...

4 - Lado negativo em levar pasta.
O único problema de levar pasta, é no caso se você ficar dependente dela. Não pode deixar isso acontecer, ela é apenas um recurso a mais para te ajudar, até porque, depois de tanto tocar as mesmas musicas, irá decorar cada passagem naturalmente.

Depois de ter escrito tudo isso, agora fica a seu critério analisar e perceber se o seu caso é de levar ou não a pasta. Caso sinta-se confortável em tocar sem ela, ótimo. Caso precise dela, ótimo também. O importante é saber que ela pode e deve ser usada, até porque muitos utilizam.