Levar ou não levar uma pasta ou um tablet com cifras e partituras?

Uma dúvida muito frequente de quem está começando ou até mesmo de alguns mais experientes: devo ou não devo levar pasta com cifras e partituras? 

Essa é uma decisão bem pessoal, então temos que analisar algumas coisas.
 
Levar ou não levar pasta com cifras e partituras
1 - Quando levar uma pasta ou um tablet.
Se você tiver dificuldades ou não tiver tempo de ficar decorando músicas a todo momento, então sugiro que leve a pasta (agora também tem a opção de levar um tablet e assim não precisa ficar imprimindo milhares de músicas). É um recurso que deve ser utilizado a seu favor e muitos não utilizam por achar feio demais e tentam decorar tudo. Além de perder muito tempo decorando, ainda corre o risco de esquecer no meio do show e errar tudo ou ficar caçando notas perdidas no meio das músicas e acaba ficando horrível a sua apresentação.

2 - Quem muito utiliza.
Músicos profissionais (principalmente em gravações de DVDs), músicos amadores que como já foi dito anteriormente não conseguem decorar as músicas ou participam de muitas bandas com repertórios variados. Orquestras também, apesar de sempre estarem ensaiando em conjunto, cada um tem uma pasta com as partituras em sua frente contendo todo o repertório da apresentação.

3 - Lançamentos a todo momento.
Outro motivo para levar pasta (ou tablet) seriam as milhares de músicas sendo lançadas ao mesmo tempo. Não há nem condições de pensar na quantidade de músicas que são lançadas por minuto e que nós os meros mortais temos que ficar tirando pra show, churrasco, roda de samba e etc...

4 - Lado negativo.
O único problema em levar pastas ou tablets, é no caso se você ficar dependente deles. Não pode deixar isso acontecer, eles são apenas um recurso a mais para te ajudar, até porque, depois de tanto tocar as mesmas musicas, irá decorar cada passagem naturalmente.

Depois de ter escrito tudo isso, agora fica a seu critério analisar e perceber se o seu caso é de levar ou não a pasta ou um tablet. Caso sinta-se confortável em tocar sem eles, ótimo. Caso precise deles, ótimo também, pois estão aí para somar na sua performance. O importante é saber que eles podem e devem ser usados, porque muitos utilizam.