Como criar ou montar um repertório

Para se montar um bom repertório, tem que saber algumas coisas, por que não é só colocar uma música atrás da outra e sair por aí fazendo show. Tem que organizar bonitinho pra agradar a quase todos os seus fãs, amigos, parentes que curtam o seu som e assim eles te indicarem sempre. Digo quase todos por que é impossível agradar gregos e troianos, sempre terá aquele que não vai gostar.
Como organizar um repertório

1 - Conhecer o público para o qual você irá tocar
Você conhece o seu público? Já escolheu? Sim, isso é você quem decide na hora que vai tocar e montar seu repertório. Se a banda ou você (caso seja músico solo) será conhecida(o) por tocar músicas mais agitadas, mais lentas e românticas, músicas antigas ou músicas novas e autorais.

2 - O que você pretende apresentar?
Ponto crucial, o que você pretende tocar? Não adianta querer tocar Thiaguinho e Turma do Pagode para um público que curte apenas Beth Carvalho, Cartola e Zeca. Tome cuidado antes de querer sair jogando as músicas no repertório.

3 - Quanto tempo vai durar o show?
Tem que impor um limite de tempo para começar e terminar, senão vão faltar músicas e você vai ficar repetindo músicas toda hora na festa ou show e isso não vai ser legal.

4 - O evento acontecerá em boate, aniversário, barzinho?
Cada caso é um público diferente, ou seja, os pedidos podem ser os mais variados possíveis, esteja preparado pra aquele sertanejo universitário nas repúblicas de faculdade porque com certeza vai animar mais se você fizer em versão pagode. Em aniversários sempre tem aquele tiozão que vai pedir as mais antigas possíveis, esteja preparado no Cartola, Agepê, Benito que é certeza que vai agradar ele e muitos que estarão na festa, pra agradar a mulherada então nem precisaria dizer que são as músicas mais românticas possíveis.

5 - Conheça o local antecipadamente (Se possível).
Esse item é pro caso de ir tocar em casas de shows que você possa frequentar uns dias antes para ver o funcionamento, assim poderá ver o que a galera pede para outras bandas e se preparar antecipadamente para os pedidos do público.

6 - Seja diferente
Ninguém se lembra daquilo que é igual pra todo mundo, as pessoas lembram do que é diferente. Se todos os grupos tocam apenas músicas de grupos famosos, toque algumas músicas autorais (caso tenha). Isso já te deixa em destaque aos demais.

7 - Evite muitas pausas nos shows
Faça algumas músicas em sequencia, os famosos Medley. Não precisa colocar 10 músicas em sequencias, coloque o tanto que achar necessário pra não parar muito durante o show.

8 - Se coloque no lugar do público
Aposto que você não gosta quando demora pra um grupo voltar a tocar, ou seja, leve um repertório impresso para cada integrante saber o que vai tocar e evitar que fiquem perguntando toda hora qual será a próxima música. Isso é chatíssimo demais e perde muito tempo.

9 - Faça as introduções das músicas
O grande mal de vários grupos é não fazer as introduções, já puxam direto na batucada ou nas cordas. Isso aí pode ser feito nos medley da vida, onde terá várias músicas e caso as músicas sejam de tons diferentes será de grande destaque criar uns breques e arranjos para entrar nas introduções.

10 - Coloque músicas que as pessoas saibam cantar
Não adianta colocar todas as músicas de autoria sua no repertório (a não ser que você já seja famoso), coloque sempre aquelas que você sabe que o pessoal vai cantar junto, as famosas músicas "salva-pagode". Exemplo de músicas "salva-pagode: Conselho, Pimpolho, Agamamou, Segue sua vida, Dança da mãozinha, Mandei meu cavaco chorar... só de puxar o começo a galera já canta o resto. Essas você pode deixar como carta na manga.

11 - Mescle as músicas conforme o andar do show
Não toque todas as músicas agitadas no começo e muito menos todas as lentas. Porque senão a galera vai ficar morrendo de sono até o fim do show de tantas músicas sonolentas em seguida e vai falar que a apresentação foi ruim (Sim, já toquei em grupos assim). Pra abrir o show, recomendo colocar uma agitada que é pra animar a galera, aí depois de umas 6 músicas coloque umas lentas para dar aquela descansada nos dedos e depois mais algumas agitadas e em seguida algumas lentas e assim vai conforme o show. Se tiver pausa no meio do show, SEMPRE, SEMPRE termine com uma musica agitada para deixar aquele gosto de quero mais.

12 - Tenha no mínimo 2 repertórios para a apresentação
As vezes vai aquele repertório fodástico (pra você é claro). E então chega lá e a galera não anima. E aí o que você faz? Eu já lanço as músicas "salva-pagode".

13 - Para finalizar o show
Tente terminar com música agitada. Pra deixar um gostinho de quero mais e sempre ouvir o famoso coro "Porquê parou? Parou porquê?

14 - SEMPRE ESTEJA ENSAIADO
Se você não sabe a música ou não foi ensaiado com a banda, não inventa de querer atender pedidos. Vai sair uma m..... e vai ficar horrível. Não recomendo, até porque todo o trabalho bem feito será esquecido e só irão lembrar dessa música toda errada que você acabou de apresentar.


Espero que tenha gostado dessas dicas. São as coisas que eu faço para montar um repertório. Caso eu lembre mais alguma coisa, acrescentarei depois.