Como lembrar o campo harmônico maior

Uma das maiores dificuldades do iniciante é lembrar o campo harmônico, vou "ensinar" uma forma de lembrar que fica mais fácil de assimilar com o tempo.

cavaco,cavaquinho,nota,notas,acorde,acordes,solos,partitura,teoria,cifra,cifras,montagem,banjo,dicas,dica,pagode,nandinho,antero,cavacobandolim,bandolim
Antes de mais nada, você precisa saber as escalas maiores senão fica difícil né? Para quem não decorou, só dar uma procurada no blog, pois eu já coloquei as escalas. Sabendo isso, o passo seguinte é simples, vou pegar a escala de C (Dó) que é mais fácil de se montar:

Escala de C (dó)
C D E F G A B

Feito isso, é só fazer o seguinte para todos os tons maiores. O primeiro acorde é maior, o segundo e o terceiro são menores, o quarto e o quinto são maiores e o sexto e sétimo são menores. Fica assim a montagem:

C Dm Em F G Am Bm

Pronto! Simples de lembrar o campo harmônico se souber a escala do tom escolhido. Agora se quer lembrar o campo harmônico todo fudido, já são outros 500. Mas como o sistema do blog é simplificar a vida da galera, então fica desse jeito mesmo. NÃO ESTÁ ERRADO! Sei que muitos aqui vão reclamar que não coloquei o Bm7/5-, mas como disse antes, estou simplificando rsrsrs.

Lembre-se sempre!

MAIOR, MENOR, MENOR, MAIOR, MAIOR, MENOR E MENOR.

Feito isso não tem erro, dá pra montar o campo harmônico de qualquer tom maior. Outro Exemplo:

Escala de D (ré)
D E F# G A B C#

Campo Harmônico simplificado
D Em F#m G A Bm C#m.

Agora só ir treinando o resto que com o tempo fica automático lembrar!
OBS: O sétimo grau é MENOR7/5-, mas para lembrar fica só no MENOR mesmo, com o tempo você se acostuma.

O resultado final disso:


cavaco,cavaquinho,nota,notas,acorde,acordes,solos,partitura,teoria,cifra,cifras,montagem,banjo,dicas,dica,pagode,nandinho,antero,cavacobandolim,bandolim,campoharmonico

Leia também: Como lembrar o campo harmônico menor
Bom estudo.