Cavaco e Banjo - Como encontrar o sustenido e o bemol

Os acordes sustenidos e os acordes bemóis são acordes enarmônicos. Como muita gente ainda sente dificuldade em encontrá-los no cavaco, banjo e afins fiz essa postagem para mostrar que não é tão difícil assim. Utilizando só a parte de decorar a escala cromática já fica possível encontrar esses acordes.
Encontrando o sustenido e o bemol no cavaquinho e banjo
Se você quer um acorde #(sustenido), basta saber qual é o desenho principal do acorde que você quer e avançar uma casa.
Ex: Se o objetivo é montar um C# (dó sustenido), você tem que saber o desenho de C(dó) e avançar uma casa que ele vira um C#. 

Encontrando sustenido e bemol no cavaquinho e banjo
Encontrando Sustenido e bemol no cavaquinho e banjo

Se você quer um acorde b(bemol), basta saber qual é o desenho de principal do acorde que você quer e voltar uma casa.
Ex: Se o objetivo é montar um Bbm (si bemol menor), você tem que saber o desenho de Bm(si menor) e voltar uma casa que ele vira um Bbm.

cavaco,cavaquinho,nota,notas,acorde,acordes,solos,partitura,teoria,cifra,cifras,montagem,banjo,dicas,dica,pagode,nandinho,antero,cavacobandolim,bandolim
Sustenido e Bemol no cavaquinho e no banjo

Essa “explicação” é bem simples e direta. Acredito que tenha dado uma “clareada” nessa questão de quem gosta apenas de decorar os desenhos mas encontra dificuldade em lembrá-los na hora de aprender alguma música olhando as cifras na internet.

Observações: 
Nem todos os acordes jogados uma casa abaixo tem bemóis. C(dó) e F(fá), o C vira B e o F vira E. O mesmo vale para os acordes menores. Cm vira Bm e o Fm vira Em.
Nem todos os acordes jogados uma casa acima são sustenidos: B(si) e E(mi), o B vira C e o E vira F. O mesmo vale para os acordes menores. Bm vira Cm e o Em vira Fm.


LEMBRANDO QUE ACORDE SUSTENIDO NÃO É ACORDE SUS!!!